sábado, 8 de maio de 2010

Cassata
















Essa é uma das minhas sobremesas favoritas e é relativamente fácil de fazer. A consistência dela é de sorvete, por isso, é mais indicada para os dias quentes.

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite
- 4 gemas
- 2 colheres de maisena
- 3 claras
- 3 colheres de açúcar
- 1 lata de creme de leite
- 8 colheres de chocolate em pó
- 1/2 copo de água


Modo de fazer:

Etapa 1 (fazendo o 1º creme):
Misture com a batedeira o leite condensado, as 4 gemas e o leite durante 3 min. Dissolva a maisena em um copo com um pouco de leite (mais ou menos 6 colheres) e misture no creme feito anteriormente. Coloque tudo isso em uma panela e leve ao fogo alto por 10 minutos, mexendo sem parar, até que o creme fique com consistência de iogurte. Deixe esfriar. Atenção, só vá para a próxima etapa quando o creme estiver totalmente frio, caso contrário, a receita "desanda", como diz minha mãe.

Etapa 2 (fazendo o 2º creme):
Em outro recipiente use a batedeira para bater as claras até que elas fiquem cheias de bolinhas de ar. Misture o açúcar e bata novamente por 1min. Adicione o creme de leite e misture devagar com uma colher até que todos os ingredientes incorporem-se.

Etapa 3:
Misture com uma colher o primeiro creme (que deve estar frio) com o segundo creme. Pegue uma forma de pudim e espalhe em toda ela o chocolate em pó misturado com a água. Feito isso, adicione o creme final na forma de pudim e coloque-o no congelador até que a sobremesa fique com a consistência de sorvete (esse processo pode demorar de 1h a 4h, dependendo da potência do seu congelador).

Etapa 4:
Derrame por fora da forma um pouco de água quente para que o sorvete desgrude dela. Depois vire a forma de pudim de cabeça para baixo em um refratário. A sobremesa está pronta e deve ser mantida no congelador.

Quantidade: 12 porções.

Tempo de preparo: 2h.

* Receita da mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário