quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sopa Camponesa
















Descobri uma receita nova de sopa. Ela é bem cremosa e perfeita pro inverno que está por vir. Só não me perguntem o porquê do nome "Sopa Camponesa", porque eu não vou saber responder, já que não fui eu quem o inventou. Mas, pensando bem, até que essa sopa tem cara de "Canponesa". Juro que toda vez que olho para a foto desse prato imagino a Bela Adormecida (na época que ela ainda era chamada de Rosa e morava no campo) cozinhando no chalé fumegante das tias Flora, Fauna e Primavera...














Nossa, fui longe e fico impressionada no poder que a Disney teve sobre minha infância. Mas chega de devaneios, vamos cozinhar!

Ingredientes:
- 1/2 kilo de mandioca, aipim ou macaxeira
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 tablete de caldo de galinha
- 2 batatas médias sem casca e picadas (tipo quadradinho)
- 2 espigas de milho picado ou uma lata de milho verde
- 1 linguiça colonial cortada em rodelas
- 1 copo de leite
- 1 punhado de salsa e cebolinha picado
- manjericão, pimenta e sal a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca em uma panela com água até que ela fique bem macia. Quando ela estiver pronta, triture-a no liquidificador com um copo de água e reserve. Aproveite a água quente que sobrou na panela e dissolva o caldo de galinha. Derreta a manteiga numa outra panela e refogue a cebola, o alho e a linguiça. Acrescente o caldo de galinha, o purê de mandioca e a batata e deixe cozinhar. Quando a batata estiver macia, junte o milho verde e a linguiça. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Depois adicione o leite e deixe aquecer novamente. Sirva em seguida acrescentando por cima da sopa a salsa, cebolinha e manjericão. 

Quantidade: serve 4 pessoas.

Tempo de preparo: 1h.

* Receita original do livro "Sopas Especiais".

2 comentários:

  1. adorei reencontrar esta receita que eu havia perdido. Muito boa e tem a linguicinha que é fundamental. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. adorei reencontrar esta receita que eu havia perdido. Muito boa e tem a linguicinha que é fundamental. obrigada.

    ResponderExcluir