sexta-feira, 14 de maio de 2010

Massa Vegetariana de Panela de Pressão


















Gostei tanto dessa coisa de cozinhar em panela de pressão que fiz outra receita usando esse utensílio. Essa versão de massa é mais leve, porque não utilizei carne moída. Na verdade eu não sou muito fã de carnes no geral e só  não virei vegetariana ainda por comodismo. Outra diferença dessa receita e da outra que fiz utilizando a panela de pressão é a massa. Dessa vez usei uma caseira (dessas que a gente compra no mercado) e adorei o resultado. Além de muito rápido, a cocção na panela de pressão faz os ingredientes ficarem mais incorporados e deixa o creme de leite com uma textura única.

Ingredientes:
- meio pacote de queijo parmesão ralado
- 1 pacote de massa caseira tipo penne
- 500 ml de água
- 1 lata de creme de leite
- 5 colheres de sopa de molho de tomate pronto
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal, pimenta e manjericão a gosto

Modo de fazer:
Refogue em uma panela de pressão a cebola o alho com o azeite. Quando estiver bem frita, junte o molho de tomate, o creme de leite, a água e o macarrão. Feche a pressão e quando o pino começar a fazer aquele "chiado" clássico, DIMINUA O FOGO e marque 6 minutos. Atenção: a massa caseira geralmente demora mais para cozinhar do que a comum. Se você fizer essa receita utilizando a massa comum, o que o Jamie Oliver chama de massa seca, o tempo de cozimento reduz pela metade.

Apague o fogo, esfrie a panela. Acrescente pimenta e manjericão a gosto. Prove a massa, ela está cozida? Caso não estiver, feche novamente a panela e leve ao fogo baixo por mais 1 ou 2 minutos. Quando ela estiver pronta, acrescente o queijo parmesão ralado e o sal  e misture bem (cuidado nessa etapa, porque o queijo já é salgado). A massa está pronta para ser servida e a sugestão de acompanhando é a sempre bem-vinda salada verde.

Quantidade: serve 6 pessoas.

Tempo de preparo: 15min.

Um comentário:

  1. bom saber, eu fiquei na dúvida se poderia usar massa fresca, então vou tentar ;)

    ResponderExcluir