sexta-feira, 4 de junho de 2010

Croutons


Outro dia estava afim de comer algo crocante para acompanhar a sopa e resolvi inventar. O pão caseiro velho - aquele que está duro e desacreditado - transformou-se nos sofisticados croutons. Minha família adorou a invenção e eu mais ainda, porque, além de ser um petisco delicioso, é muito simples e rápido de fazer. Também é mais saboroso e barato do que aqueles comprados no supermercado. Pode ser servido para acompanhar sopas, cremes e saladas. E se você quiser inovar, sirva como aperitivo para um bom jantar italiano.

Ingredientes:
- cerca de 3 colheres (sopa) de óleo de oliva
- sal, orégano e manjericão a gosto
- pão caseiro de preferência velho, porque a massa está mais dura e assim, os croutons ficam mais crocantes. Se você não tiver pão caseiro, faça com pão de sanduíche, porém, ressalto que com o caseiro fica melhor. Com pão integral ainda não testei, mas duvido que fiquei ruim.

Modo de fazer:
Corte a casca do pão e descarte. Com o miolo que sobrou, faça cortes em formato de cubos (de 1 a 2cm). Coloque isso em uma forma de alumínio e derrame sobre os cubos o óleo, o sal, o manjericão e o orégano. Misture tudo com uma colher e coloque no forno para assar em 180ºC durante 5 minutos. Retire a forma, mexa com uma colher os cubos e coloque novamente no forno para assar por mais 5 minutos. Prove, os cubos... Estão crocantes? Caso não, deixe mais um pouco no forno. Caso sim, sirva imediatamente.

Quantidade: depende de quanto pão você tiver.

Tempo de preparo: 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário