quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pão de Leite























Mais uma receitinha de pão testada e aprovada. Fica a dica para quem tiver tempo e paciência. O ato de  sovar (socar) a massa é praticamente uma terapia, principalmente para "os dias de fúria".

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 20g de fermento biológico seco
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 500 ml de leite morno
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 2 ovos inteiros
- 1 gema de ovo para pincelar

Modo de fazer:

Numa tigela, dissolva o fermento com leite e açúcar. Acrescente a manteiga e os ovos a essa mistura líquida. Adicione o sal e misture bem. Em seguida, acrescente a farinha aos poucos até dar o ponto de desgrudar das mãos. Para fazer menos bagunça, recomendo que você faça essa etapa numa bacia até que a massa não esteja mais líquida. Depois disso, pode transferi-la para a sua superfície de trabalho (uma mesa ou bancada bem lisa) limpa e enfarinhada. Cubra a massa pronta com um plástico de cozinha ou com um pano de prato úmido e deixe-a descansar.

Depois que a massa tiver crescido até dobrar de volume, trabalhe-a novamente, socando-a até que o ar saia de dentro dela. Modele os pãezinhos e deixe que eles cresçam novamente até dobrarem de volume. Pincele-os com gema e asse-os em uma forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 220°C, por 40 minutos ou até que fiquem dourados

Quantidade: 20 pães pequenos, em média.

Tempo de preparo: 2h.

* Receita original do site Receita de Pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário