domingo, 11 de abril de 2010

Ninho de Abelha














Quando eu morava em Porto Alegre eu morria de vontade de comer Ninho de Abelha, mas não encontrava em lugar nenhum para vender. Foi então que descobri que esse é um doce tipicamente alemão, por isso que eu encontrava ele para vender só em Santa Cruz do Sul (minha terra-natal, colonizada pelos alemães).  Então, resolvi pesquisar a receita na internet e colocar a mão na massa, literalmente... E o Ninho de Abelha ficou melhor que o da padaria.

A massa é macia e levemente adocicada. A cobertura deslisa pelo relevo dos rolinhos, molhando a massa por dentro e fazendo com que cada mordida seja única Uma ótima opção  para o café da manhã ou para um chá no final da tarde. E tem mais, o que sobrar você pode colocar na geladeira ou até mesmo congelar e quando for comer, aquecer no microondas... Fica melhor do que o Ninho de Abelha feito no dia. Só faço uma ressalva: reserve bastante tempo para fazer essa receita, pois ela tem várias etapas e mais o tempo de crescimento da massa.

Ingredientes:

Massa
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 3 xícaras de leite morno
- 2 colheres rasas de fermento de pão
- farinha até dar ponto de amassar

Recheio
- 1 pacote de coco ralado
-  açúcar
 - margarina

Cobertura
- 1 pote de nata
- 5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:
Coloque em uma vasilha os ovos, sal, açúcar, leite, fermento e farinha e amasse até a massa ficar lisa como a de pão. Deixar descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. Divida a massa em 4 partes. Estique a massa com o rolo, como se formasse um rocambole. Passe na massa já esticada margarina, por cima jogue o coco ralado e polvilhe açúcar. Enrole e corte como fatias de rocambole. Coloque numa forma untada com margarina. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Asse em forno até que fiquem dourados. Desligue o fogo e faça uma misture de nata com açúcar e passe sobre os ninhos.

Quantidade: 70 porções... Você pode distribuir para os vizinhos, familiares, amigos e ainda vai sobrar! Se você morar em uma ilha, odiar sua família e não tiver amigos, você pode diminuir os ingredientes pela metade e ainda assim, ficar com 35 ninhos só para você, seu egoísta.

Tempo de preparo: 2h30.

* Receita original do site Tudo Gostoso.

4 comentários:

  1. Tíciaa
    Adorei teu blog!!! Como que não me disseste antes que tu tinhas um blog delicioso desses?
    Eu também amoooooo cozinhar... assim que der te mando umas receitinhas minhas que fazem sucesso por aqui... rsrsrsrs!
    Beijos, com saudades, Jú Sizinando.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ninho de abelha é a melhor coisa de Santa Cruz certo.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Santa Cruz do Sul e adoro ninho de abelha!!! Agora posso fazer pra mim mesma haha
    Obrigada por compartilhar essa receita!

    ResponderExcluir