Se eu pudesse escolher uma única receita para que você experimentasse, definitivamente, seria essa. Na minha opinião essa é a melhor receita do blog. E a história dela também é muito peculiar... Faz mais ou menos 2 anos que, por acaso, descobri o melhor restaurante de Porto Alegre (na verdade é o melhor restaurante que já fui na minha vida): o Lorita. Quem me conhece sabe que eu não sou de elogiar tudo e todos, mas o Lorita, realmente, merece um parágrafo no blog.
Além do atendimento excelente, do capricho dedicado a cada prato, da iluminação romântica, da decoração original e da ótima trilha sonora, o bom gosto único dos proprietários transparece em cada detalhe do restaurante. E como se não bastasse tudo isso, o risoto de camarão deles é divino e inigualável - e olha que já comi muito risoto de camarão na minha vida.
Como era de se imaginar, fiquei viciada no risoto do Lorita e automaticamente comecei a ficar cada dia mais pobre. Diante disso, resolvi tentar desvendar os ingredientes do risoto através do meu humilde paladar. O resultado disso vocês podem conferir na receita que segue abaixo. Obviamente, o meu risoto tão ficou tão maravilhoso quanto o risoto do Lorita, mas, modéstia a parte, ficou melhor do que a maioria dos risotos de camarão que se vendem por ai.
Ingredientes:
- 400g de camarão médio (limpo e descascado)
- 400g de arroz arbório
- 1 tablete de caldo de camarão, peixe ou legumes
- 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 50g de queijo parmesão ralado
- 2 taças de vinho branco suave
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de algo picados
- 2 tomates grandes picados
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate
- 6 colheres (sopa) de azeite de dendê
- pimenta a gosto
- sal a gosto
Modo de preparo:
Primeiro tempere os camarões com sal, pimenta e 1 dente de alho e reserve em uma travessa. Depois coloque em uma panela 3 colheres de azeite de dendê e frite a cebola e o alho até que eles fiquem dourados. Feito isso, frite os tomates até que se desmanchem. Adicione o arroz, o tablete de caldo e o vinho e deixe ferver até que todo o vinho evapore. Acrescente a pimenta e o extrato de tomate e mexa. Depois coloque, aos poucos, água quente na panela e deixe que evapore até que o arroz esteja pronto - isso leva em torno de 15min. Por fim, acrescente a manteiga e o queijo, mexa bem e prove o sal (talvez você tenha que adicionar mais sal, porque o vinho suave deixa o risoto mais adocicado). Desligue o fogo e tampe a panela.
Em outra panela, aqueça 3 colheres de azeite de dendê e adicione aos poucos os camarões. ATENÇÃO: o tempo e a forma de cozimento dos camarões é muito importante para que eles não fiquem duros, não percam o sabor e não diminuam de tamanho... Por isso, antes de colocar os camarões na panela para fritar, certifique-se que eles estejam bem secos, porque eles costumam soltar um líquido transparente quando parados por muito tempo. Caso isso aconteça, despeje esse líquido no lixo ou na pia antes de fritar os camarões. Outra dica importante é sempre fritar os camarões em fogo alto e por no máximo 3 minutos.
Quando todos os camarões estiverem fritos, misture-os no arroz e sirva imediatamente. Duas sugestões para a apresentação do prato: A primeira é pingar uma gota de azeite de dendê no prato e por cima disso servir o risoto. O azeite vai se espalhar para as bordas do risoto deixando o visual bonito e o sabor ainda mais incrível. A segunda sugestão é, antes de misturar os camarões com o arroz, selecionar os camarões mais bonitos para colocar em cima do risoto junto com uma folha de manjericão fresca ou um ramo de cebolinha verde.
Tempo de preparo: 1h30.
Quantidade: serve 4 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário