sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sopão da Mama


















Quando eu morava sozinha em Porto Alegre costumava fazer essa receita e congelar o que sobrava para comer durante a semana. Assim, quando eu chegava em casa às 23h (depois da facu) totalmente cansada e faminta, a sopa salvava a noite. Bastava esquentar ela no microondas para ter a garantia de dormir quentinha e bem nutrida. É uma ótima opção para as noites frias ou para evitar resfriados. A receita abaixo foi elaborada pela minha mãe e é um sucesso entre a família... Quem defende a idéia de que "sopa é coisa de doente", vai mudar de opinião ao provar essa delícia repleta de sabor e personalidade.

Ingredientes:
- 2 cebolas médias
- 3 tomates médios
- 1 dente de alho
- 1 cenoura
- 4 pedaços grandes de aipim
- meia abóbora (aquela da casca verde)
- 1 maço de espinafre
- 4 espigas de milho verde
- 400g de carne de gado (pode ser as sobras do churrasco ou músculo. Se você pedir para o açougueiro carne para sopa, também serve)
- sal e pimenta a gosto
- 3 colheres (sopa) de azeite

Modo de fazer:

Frite por 10min a carne em uma panela grande com o azeite, o sal e a pimenta. Acrescente água e deixe a carne cozinhando por cerca de 30min para que ela fique bem macia e seu sabor incorpore na sopa. Conforme o caldo vai evaporando, acrescente mais água. Adicione o aipim e deixe cozinhar por mais 30min. Enquanto isso, bata no liquidificador com um pouco de água a cebola, o alho, o tomate, a cenoura e a abóbora descascada. Talvez seja necessário cortar em pedaços grandes alguns desses ingredientes para que o liquidificador não tranque.

Depois que o aipim estiver cozido, acrescente na panela os ingredientes triturados e deixe ferver por 30 minutos. Enquanto isso, tire o aipim da panela, triture-o no liquidificador e coloque a mistura novamente na panela. Isso vai fazer com que a sopa fique ainda mais cremosa. Retire também da panela a carne, corte-a em pedaços pequenos e adicione novamente na panela. Por fim, pique o milho verde e o espinafre e deixe ferver por mais 5 minutos. Prove e adicione mais sal e pimenta se for necessário. Depois disso, a sopa está pronta para ser servida de preferência com pão e vinho para acompanhar.

Quantidade: 12 porções.

Tempo de preparo: 1h30.

3 comentários:

  1. Querida Leticia,

    venho por meio desta informá-la e àqueles que acompanham o seu interessantíssimo blog de receitas culinárias que no Rio Grande do Sul não existe aipim.
    Essa raiz, por aqui, é conhecida como MANDIOCA.

    Atenciosamente,
    Mursilho.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa (Esteio - RS) é aipim.
    Parece bom :)

    ResponderExcluir