segunda-feira, 24 de maio de 2010

Heremitas de Açúcar e Especiarias

Mas que diabos é heremitas? Resolvi investigar e por isso, testei essa receita no final de semana. Resultado: heremitas = cookies = biscoitos. Verbalizações encontradas na experimentação da receita: "hummm", "filha, ficou muito bom", "vou levar alguns desses para comer no escritório amanhã", "deixa um pouco da massa para eu comer de colher".  O mais interessante é que enquanto os biscoitos (prefiro chamar assim) estão assando no forno, o cheiro das especiarias invade o ambiente e abre o apetite. É uma ótima receita, principalmente para quem gosta de canela e uva-passa. 

Recomendo leite gelado ou um bom café preto para acompanhar. E, também, sugiro que você sirva-os quente, logo que saem do forno... Pode comer que isso não dá dor de barriga. Eu sou a prova viva de que isso é mito: comi bolo quente a minha vida inteira tomando água gelada e nunca senti dor. O sabor de qualquer bolo ou biscoito é infinitamente melhor quando está quente, porque a massa derrete na boca como um legítimo "manjar dos deuses". Mas, enfim, essa escolha é com você ; )

Ingredientes:
- 3/4 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de água quente
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/4 colher de chá ou uma pitada de noz moscada
- 1/4 colher de chá ou uma pitada de cravo em pó
- 1 xícara de uva-passa

Modo de fazer:
Bata em creme a manteiga e o açúcar. Bata com os ovos, bicarbonato e a água. Misture os ingredientes restantes. Coloque com uma colher de sopa, colheradas de massa numa forma de biscoitos untada deixando um espaço de 5cm entre elas. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 10-20 minutos.

Quantidade: em média 20 unidades.

Tempo de preparo: 45min.

* Receita original do livro "Cozinha Extraordinária".

domingo, 23 de maio de 2010

Lasanha do Popaye

















Vi essa receita no site do Terra semana passada, fiz alguns ajustes e testei ela em casa... Ficou surpreendentemente deliciosa. Mais uma receita vegetariana que se auto-sustenta e exclui o acompanhamento de carnes. Além disso, ela te deixa bem fortão, que nem o Popaye.


Ingredientes:

- massa fresca para lasanha
- 1 maço de espinafre
- 1 maço pequeno de cebolinha verde
- 6 folhas frescas de manjericão
- 1 litro de Molho Bechamel
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 150 g de mussarela

Molho Bechamel
- 3 xícaras (chá) de leite
- 1 dente de alho
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 cebola fatiada
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto


Modo de fazer:

Lave o espinafre, escorra e enxugue. Em seguida, pique-a com a cebolinha verde e algumas folhas de manjericão, igualmente lavadas e enxugadas. Misture tudo com o Molho Bechamel e o queijo parmesão e reserve e leve ao fogo baixo por 2 minutos. Unte com manteiga um refratário e distribua no fundo algumas colheres do molho bechamel. Cubra com fatias de massa e complete com outra camada de bechamel. Distribua por cima as fatias de mussarela e prossiga com as camadas, terminando com o molho bechamel e com o restante do queijo parmesão polvilhado por cima do molho. Leve ao forno em 180º e deixe cozinhar até que a superfície da lasanha esteja dourada.

Molho Bechamel: leve ao fogo uma panela com 2 xícaras (chá) de leite, 1 dente de alho, 1 pitada de noz-moscada e 1 cebola fatiada até ferver. Reduza o fogo e cozinhe por mais 1 minuto. Em seguida, passe a mistura por uma peneira e reserve. Derreta 4 colheres (sopa) de manteiga em uma panela e depois acrescente a mistura que foi recentemente passada na peneira. Abaixe o fogo e deixe ferver. Enquanto isso, coloque em uma xícara a farinha e dissolva-a no restante do leite, até que mistura fica bem homogênea. Acrescente isso na panela do molho e mexa sem parar, até que o molho engrosse (isso deve demorar uns 3 minutos). Retire do fogo e acerte o sal.

Quantidade: serve 2 pessoas.

Tempo de preparo: 1h.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Macarrão com Massa de Lasanha


















Outro dia estava em uma livraria e ao folhear um dos livros do Jamie Oliver, detive-me nessa receita leve e vegetariana. Decorei alguns ingredientes e o modo de fazer e testei o prato em casa. Gostei do resultado, principalmente porque a massa de lasanha cortada em tiras irregulares dá um ar de massa feita em casa. Além disso, os tomates cereja explodem na boca dando um sabor único a cada garfada.

Ingredientes:
- 1 pacote de massa fresca para lasanha
- 1 xícara de farinha
- 4 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picado
- uma caixa de tomate cereja (aqueles que são em formato de bolinha pequena)
- sal, pimenta e manjericão fresco a gosto

Modo de fazer:

Molho
Derreta a manteiga em uma outra panela e na sequência frite o alho até que ele fique dourado. Acrescente o tomate, lavado e cortado ao meio e deixe fritar por cerca de 5 min. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Massa
Ferva água em uma panela grande. Enquanto isso, passe a farinha dos dois lados de cada folha de massa de lasanha fresca. Depois coloque novamente uma folha de massa em cima da outra e faça um rolo. Corte a massa em fatias de 2cm e após misture todas as fatias, não deixando que nenhuma fique grudada na outra. Coloque a massa na água fervente e acrescente o azeite e uma pitada de sal. Assim que a massa cozinhar (cerca de 3min, ela cozinha muito rápido), desligue o fogo, escorra a água e misture-a, imediatamente, no molho. Antes de servir, acrescente o queijo parmesão ralado e o manjericão. Para acompanhar, sugiro um bom vinho e a boa água mineral sem gás e insubstituível.

Quantidade: 2 pessoas.

Tempo de preparo: 20min.

Receita baseada no livro "A Itália de Jamie Oliver".

sábado, 15 de maio de 2010

Bolo Prestígio


















Esse bolo que é uma verdadeira tentação tem como protagonista uma cobertura simplesmente ma-ra-vi-lho-sa... Daquelas que dá vontade de comer de colher.

Ingredientes:

Massa
- 1 pacote de fermento
- 2 xícaras de farinha
- 2 ovos
- 1 xícara de leite morno
- 1/2 xícara de margarina sem sal
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- margarina sem sal extra para untar a forma

Cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 4 gemas
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 1 pacote de coco ralado

Modo de fazer:

Bata a gema de ovo com açúcar e a margarina. Depois acrescente a farinha, o chocolate em pó, o leite e misture até que a massa consistente. Bata as claras separadamente em um prato até que elas fiquem bem branquinhas e acrescente elas e o fermento na mistura da massa do bolo, mexendo levemente para o fermento não perder seu efeito. Unte uma forma com margarina e coloque a massa do bolo. Leve ao forno por cerca de 30min, em 180º.

Enquanto isso, você pode preparar a cobertura do bolo. Bata o leite e as gemas. Acrescente o leite, o leite de coco e o coco ralado e misture. Leve ao fogo em banho-maria mexendo sempre até obter consistência (cerca de 30 minutos). Quando o bolo estiver assado, basta espalhar por cima deve a cobertura.

Tempo de preparo: 1h30.

Quantidade: 20 pedaços.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Massa Vegetariana de Panela de Pressão


















Gostei tanto dessa coisa de cozinhar em panela de pressão que fiz outra receita usando esse utensílio. Essa versão de massa é mais leve, porque não utilizei carne moída. Na verdade eu não sou muito fã de carnes no geral e só  não virei vegetariana ainda por comodismo. Outra diferença dessa receita e da outra que fiz utilizando a panela de pressão é a massa. Dessa vez usei uma caseira (dessas que a gente compra no mercado) e adorei o resultado. Além de muito rápido, a cocção na panela de pressão faz os ingredientes ficarem mais incorporados e deixa o creme de leite com uma textura única.

Ingredientes:
- meio pacote de queijo parmesão ralado
- 1 pacote de massa caseira tipo penne
- 500 ml de água
- 1 lata de creme de leite
- 5 colheres de sopa de molho de tomate pronto
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal, pimenta e manjericão a gosto

Modo de fazer:
Refogue em uma panela de pressão a cebola o alho com o azeite. Quando estiver bem frita, junte o molho de tomate, o creme de leite, a água e o macarrão. Feche a pressão e quando o pino começar a fazer aquele "chiado" clássico, DIMINUA O FOGO e marque 6 minutos. Atenção: a massa caseira geralmente demora mais para cozinhar do que a comum. Se você fizer essa receita utilizando a massa comum, o que o Jamie Oliver chama de massa seca, o tempo de cozimento reduz pela metade.

Apague o fogo, esfrie a panela. Acrescente pimenta e manjericão a gosto. Prove a massa, ela está cozida? Caso não estiver, feche novamente a panela e leve ao fogo baixo por mais 1 ou 2 minutos. Quando ela estiver pronta, acrescente o queijo parmesão ralado e o sal  e misture bem (cuidado nessa etapa, porque o queijo já é salgado). A massa está pronta para ser servida e a sugestão de acompanhando é a sempre bem-vinda salada verde.

Quantidade: serve 6 pessoas.

Tempo de preparo: 15min.

sábado, 8 de maio de 2010

Cassata
















Essa é uma das minhas sobremesas favoritas e é relativamente fácil de fazer. A consistência dela é de sorvete, por isso, é mais indicada para os dias quentes.

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite
- 4 gemas
- 2 colheres de maisena
- 3 claras
- 3 colheres de açúcar
- 1 lata de creme de leite
- 8 colheres de chocolate em pó
- 1/2 copo de água


Modo de fazer:

Etapa 1 (fazendo o 1º creme):
Misture com a batedeira o leite condensado, as 4 gemas e o leite durante 3 min. Dissolva a maisena em um copo com um pouco de leite (mais ou menos 6 colheres) e misture no creme feito anteriormente. Coloque tudo isso em uma panela e leve ao fogo alto por 10 minutos, mexendo sem parar, até que o creme fique com consistência de iogurte. Deixe esfriar. Atenção, só vá para a próxima etapa quando o creme estiver totalmente frio, caso contrário, a receita "desanda", como diz minha mãe.

Etapa 2 (fazendo o 2º creme):
Em outro recipiente use a batedeira para bater as claras até que elas fiquem cheias de bolinhas de ar. Misture o açúcar e bata novamente por 1min. Adicione o creme de leite e misture devagar com uma colher até que todos os ingredientes incorporem-se.

Etapa 3:
Misture com uma colher o primeiro creme (que deve estar frio) com o segundo creme. Pegue uma forma de pudim e espalhe em toda ela o chocolate em pó misturado com a água. Feito isso, adicione o creme final na forma de pudim e coloque-o no congelador até que a sobremesa fique com a consistência de sorvete (esse processo pode demorar de 1h a 4h, dependendo da potência do seu congelador).

Etapa 4:
Derrame por fora da forma um pouco de água quente para que o sorvete desgrude dela. Depois vire a forma de pudim de cabeça para baixo em um refratário. A sobremesa está pronta e deve ser mantida no congelador.

Quantidade: 12 porções.

Tempo de preparo: 2h.

* Receita da mama.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sopa Camponesa
















Descobri uma receita nova de sopa. Ela é bem cremosa e perfeita pro inverno que está por vir. Só não me perguntem o porquê do nome "Sopa Camponesa", porque eu não vou saber responder, já que não fui eu quem o inventou. Mas, pensando bem, até que essa sopa tem cara de "Canponesa". Juro que toda vez que olho para a foto desse prato imagino a Bela Adormecida (na época que ela ainda era chamada de Rosa e morava no campo) cozinhando no chalé fumegante das tias Flora, Fauna e Primavera...














Nossa, fui longe e fico impressionada no poder que a Disney teve sobre minha infância. Mas chega de devaneios, vamos cozinhar!

Ingredientes:
- 1/2 kilo de mandioca, aipim ou macaxeira
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 tablete de caldo de galinha
- 2 batatas médias sem casca e picadas (tipo quadradinho)
- 2 espigas de milho picado ou uma lata de milho verde
- 1 linguiça colonial cortada em rodelas
- 1 copo de leite
- 1 punhado de salsa e cebolinha picado
- manjericão, pimenta e sal a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca em uma panela com água até que ela fique bem macia. Quando ela estiver pronta, triture-a no liquidificador com um copo de água e reserve. Aproveite a água quente que sobrou na panela e dissolva o caldo de galinha. Derreta a manteiga numa outra panela e refogue a cebola, o alho e a linguiça. Acrescente o caldo de galinha, o purê de mandioca e a batata e deixe cozinhar. Quando a batata estiver macia, junte o milho verde e a linguiça. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Depois adicione o leite e deixe aquecer novamente. Sirva em seguida acrescentando por cima da sopa a salsa, cebolinha e manjericão. 

Quantidade: serve 4 pessoas.

Tempo de preparo: 1h.

* Receita original do livro "Sopas Especiais".