Mas que diabos é heremitas? Resolvi investigar e por isso, testei essa receita no final de semana. Resultado: heremitas = cookies = biscoitos. Verbalizações encontradas na experimentação da receita: "hummm", "filha, ficou muito bom", "vou levar alguns desses para comer no escritório amanhã", "deixa um pouco da massa para eu comer de colher". O mais interessante é que enquanto os biscoitos (prefiro chamar assim) estão assando no forno, o cheiro das especiarias invade o ambiente e abre o apetite. É uma ótima receita, principalmente para quem gosta de canela e uva-passa.
Recomendo leite gelado ou um bom café preto para acompanhar. E, também, sugiro que você sirva-os quente, logo que saem do forno... Pode comer que isso não dá dor de barriga. Eu sou a prova viva de que isso é mito: comi bolo quente a minha vida inteira tomando água gelada e nunca senti dor. O sabor de qualquer bolo ou biscoito é infinitamente melhor quando está quente, porque a massa derrete na boca como um legítimo "manjar dos deuses". Mas, enfim, essa escolha é com você ; )
Ingredientes:
- 3/4 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de água quente
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/4 colher de chá ou uma pitada de noz moscada
- 1/4 colher de chá ou uma pitada de cravo em pó
- 1 xícara de uva-passa
Modo de fazer:
Bata em creme a manteiga e o açúcar. Bata com os ovos, bicarbonato e a água. Misture os ingredientes restantes. Coloque com uma colher de sopa, colheradas de massa numa forma de biscoitos untada deixando um espaço de 5cm entre elas. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 10-20 minutos.
Quantidade: em média 20 unidades.
Tempo de preparo: 45min.
* Receita original do livro "Cozinha Extraordinária".