domingo, 28 de março de 2010

Pão do Oliver



Essa receita é perfeita para um domingo chuvoso como o de hoje.

Ingredientes:
- 30g de fermento
- 30g de mel ou açúcar
- 300ml de água morna
- 1kg de farinha de trigo
- 30g de sal
- um pouco de farinha extra para polvilhar

Modo de fazer:

Etapa 1:
Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em metade de água morna.

Etapa 2:
Em uma superfície limpa faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura do fermento dissolvido. Com 4 dedos de uma mão faça movimentos circulares, partindo do centro para a parte exterior, trazendo lentamente cada vez mais farinha até que a mistura de fermento fique saturada. Despeje, então, a outra metade de água morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma massa umedecida.

Etapa 3:
Sovar! Essa é a melhor parte, apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5min. Isso desenvolve a estrutura da massa e o glúten. Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.

Etapa 4:
Passe a farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da passa. Deixe-a com um formato circular e acomode-a em uma assadeira. Faça talhos profundos na massa com uma faca. Deixe que ela cresça até dobrar de tamanho. O ideal é que você tenha um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. Pode ser perto do fogão, dentro de um armário aberto ou em quarto aquecido, por exemplo. E você pode cobrir a massa com filme plástico se quiser acelerar as coisas. Esse processo de crescimento melhora o sabor e a textura da massa que deve levar aproximadamente 40min, dependendo das condições.

Etapa 5:
Depois que a massa tiver dobrado de tamanho, você precisará amassá-la por cerca de 1min a fim de retirar todo ar dela. Em seguida modele a massa no formato que quiser e deixe crescer pela segunda vez até que ela tenha dobrado de tamanho de novo. Nesse ponto, o mais importante é não perder a confiança. Não fique com vontade de pular etapas agora, porque é este segundo momento de crescimento que dá aquela textura macia e delicada que todos nós amamos em pão fresco.

Etapa 6:
É hora de assar o pão. Depois de todo o trabalho duro, não desperdice os seus esforços. Você precisa manter todo o ar dentro do pão, portanto, não bata dele. Coloque-o cuidadosamente dentro do forno e feche a porta sem bater. Asse o pão em 180°. Você pode saber quando ele está pronto dando uma batidinha na base. Se Fizer um som oco, está cozido, do contrário, coloque-o rapidamente no forno para um pouco mais de tempo. Acomode o pão em uma estante e deixe-o esfriar.

Tempo de praparo: 2h30

Quantidade: essa receita rende 2 pães BEM grandes. Se você quiser fazer menos, basta reduzir a quantidade de cada ingrediente pela metade.

* Receita original do livro "Jamie Oliver - O Retorno do Chef sem Mistério".

Nenhum comentário:

Postar um comentário